Blog do Jornal Laboratório FACHA

Blog do Jornal Laboratório FACHA
Breve em novo endereço e novo visual

Uma publicação dos alunos do Curso de Comunicação Social da
Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso
Unidade Botafogo.

jornallaboratoriofacha@gmail.com


.

12/08/2013

FACHA e FNPJ promovem Fórum Regional de Professores de Jornalismo

Para se inscrever, clique AQUI.

As Faculdades Integradas Hélio Alonso e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) promoverão no dia 22 de agosto de 2013, o 6º Fórum Regional RJ-ES de Professores de Jornalismo.

O evento visa a promover o intercâmbio de informações, experiências e metodologias de ensino e pesquisa, reunindo o maior número possível de professores, pesquisadores e profissionais de Jornalismo, criando também um diálogo com alunos de Comunicação Social em geral.

O objetivo central é proporcionar um espaço regional de discussão e de aprimoramento profissional, dinamizando o debate em torno das perspectivas teórico-metodológicas, da pesquisa e da extensão, das condições de produção laboratorial, dos desafios do ensino, das transformações trazidas pelas novas práticas profissionais e das funções social, político, econômico e cultural do Jornalismo.

A programação do encontro inclui a realização de mesas-redondas, de debate entre coordenadores de cursos de Jornalismo, da apresentação de comunicações científicas e de relatos de experiências elaborados por professores, profissionais e pesquisadores participantes.

Para participar do evento, o pesquisador deverá enviar um resumo expandido de 4 mil e 6 mil caracteres, incluindo as referências, até dia 19 de agosto. O artigo completo será enviado após o evento presencial e parte dos Anais do Fórum. Este deverá conter entre 10 e 20 páginas, seguindo as normas da ABNT para trabalhos científicos.

EMENTAS DOS GRUPOS DE TRABALHO

1) Jornalismo e Cidadania
Coordenador: Marcos Alexandre de Souza Gomes (Facha) - E-mail: m.a.gomes@globo.com
Ementa: Reflexões e práticas jornalísticas ligadas à construção e à afirmação da cidadania, em suas múltiplas dimensões (política, social, cultural, econômica, ambiental, religiosa, étnica, de gênero etc.). Análise de experiências e/ou estudos de caso relativos aos Jornalismos Comunitário, Popular, Alternativo, Participativo ou Cidadão, como elementos de negociação de identidades locais, regionais, nacionais e/ou transnacionais.

2) Produção Laboratorial em Jornalismo
Coordenador: Luciano Zarur (Facha) - E-mail: luciano.zarur@facha.edu.br
Ementa: Relatos de experiências de docentes relativas à produção jornalística laboratorial, em seus mais diversos suportes (texto, áudio, vídeo, fotografia) e meios de veiculação (impresso, rádio, TV, internet). Apresentação de produtos-piloto de caráter inovador, produzidos no âmbito de disciplinas de graduação em Jornalismo ou em perspectivas inter e/ou transdisciplinares (interfaces com cursos como Design e Informática na elaboração de portais, por ex.).

3) Teorias e Metodologias de Pesquisa em Jornalismo
Coordenador: Anderson Ortiz (UFRJ/Facha) - E-mail: anderson.ortiz@facha.edu.br
Ementa: Estudos comparativos em Jornalismo; novas perspectivas epistemológicas para um objeto em constante transformação; contribuições teórico-metodológicas para a pesquisa e a consolidação do campo de Estudos em Jornalismo; interfaces com outros campos de pesquisa (História, Semiótica, Antropologia, Sociologia, Economia Política da Comunicação, Linguística); o Jornalismo como forma de conhecimento, como lugar de fala, como espaço de construção do real; discussões relativas a conceitos como newsmaking, gatekeeping, noticiabilidade, fontes, circulação jornalística; discursos e representações; linguagem jornalística; estudos de recepção; novas ferramentas de pesquisa empírica.

4) Ensino-Aprendizagem em Jornalismo
Coordenador: Fernando Sá (PUC-RJ) - E-mail: fersa@puc-rio.br
Ementa: Estudos e análises de projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo e/ou habilitações em Jornalismo dos cursos de Comunicação Social, de diretrizes e grades curriculares, de ementas; discussões relativas à formação superior específica; interfaces com a Educação; processos de ensino-aprendizagem; experiências de articulações inter e/ou transdisciplinares.

5) Atividades de Pesquisa e Extensão
Coordenadores: João Pedro Dias Vieira (UERJ) - E-mail: jpdiasvieira@gmail.com
Ementa: Relatos de experiências envolvendo atividades de pesquisa e extensão, assim como programas de estágio interno e externo, conduzidas por docentes com apoio de discentes de cursos de Jornalismo e/ou habilitações em Jornalismo dos cursos de Comunicação Social, com análises de suas eventuais repercussões sociais, políticas, econômicas, culturais e/ou ambientais.

6) Jornalismo, Convergência e Mercado de Trabalho
Coordenador: Ariane Holzbach (UERJ/Facha) - E-mail: aridiniz@gmail.com
Ementa: Estudos de caso e reflexões sobre o lugar do Jornalismo diante da Convergência Midiática; análises sobre as empresas jornalísticas enquanto segmento das indústrias culturais; precarização do mercado de trabalho e reconfiguração da atividade jornalística profissional; a crescente demanda por mão de obra apta a produzir conteúdos jornalísticos em texto, áudio, vídeo e/ou fotografia; reportagem assistida por computador; novas práticas e identidades profissionais.

Nenhum comentário: