Blog do Jornal Laboratório FACHA

Blog do Jornal Laboratório FACHA
Breve em novo endereço e novo visual

Uma publicação dos alunos do Curso de Comunicação Social da
Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso
Unidade Botafogo.

jornallaboratoriofacha@gmail.com


.

17/10/2008

Gabeira e Paes debatem no Odeon

Texto: Ana Helena Tavares

Os candidatos à prefeitura do Rio, Fernando Gabeira e Eduardo Paes, participaram ontem de um debate, no Odeon, e o Jornal Laboratório marcou presença, cobrindo o evento. Segundo os próprios candidatos, este veio a ser o nono debate da campanha até o momento, sendo que eles ainda têm pelo menos mais cinco agendados. E demonstraram estar gostando disso, pois ambos fizeram questão de afirmar com veemência a importância da realização desses debates. O evento dessa vez foi promovido pela Folha de S. Paulo e manteve um bom nível. Não houve nenhuma troca direta de ofensas e pode-se dizer que o clima entre eles era bastante leve. "A música de campanha do Gabeira é mais 'chiclete'. É aquela que gruda mais.", afirmou Paes. "Eu tenho uma droga que eu ainda uso muito que a fórmula é H2O", disse Gabeira. Duas falas que exemplificam bem o tom até certo ponto descontraído do debate. Estranhamente, o mais impaciente no palco do Odeon era o mediador, um impulsivo jornalista que, muitas vezes de forma grosseira, interrompia os candidatos o tempo todo, tendo sido altamente vaiado. Abaixo, segue a posição que os candidatos apresentaram sobre assuntos distintos relacionados à cidade do Rio:

Foto: Ana Helena Tavares
- Como vai nossa cidade?
"O Rio vive momentos de crise se nós compararmos com o país. Na verdade, as metrópoles crescem menos que o país. O crescimento muitas vezes se dá nas áreas de produção agrícola e nas metrópoles vai se concentrando uma boa parcela da população mais pobre. Uma exploração mais eficiente do nosso enorme potencial turístico é uma das muitas saídas que eu vejo pra isso."

- A questão do lixo:
"A solução para o lixo no Rio de Janeiro seria suburbana? Não é minha posição! Seria urbana? Não é minha posição! Seria metropolitana? É minha posição! Estar em contato com vários prefeitos - o prefeito de Nova Iguaçu, sobretudo - para colocar o lixo também lá. E, fora isso, atualmente nós não separamos o lixo; ele é simplesmente jogado na Zona Oeste. Nós precisamos estimular a indústria de reciclagem, que já existe." (Fernando Gabeira)




Foto: Ana Helena Tavares
- A superexposição do Rio na mídia:
"Eu tenho uma visão otimista da cidade. Eu tenho a convicção e a certeza de que essa cidade é viável, de que essa cidade é possível. Não acredito que haja nenhum complô da imprensa contra a cidade, como alguns dizem. Eu acho que essa é uma cidade que se discute, essa é uma cidade que não deixa as coisas passarem passivamente. E eu acho que isso é bom."

-
O crescimento das favelas:
"
Pretendo buscar junto com o presidente alternativas para as populações mais carentes, pegando áreas do governo federal na Zona Norte, já com infra-estrutura urbana própria que permitirá um conjunto de ofertas pra moradia das classes mais baixas, contribuindo pro desenvolvimento social. E acho que a cidade não pode aceitar novas ocupações irregulares, tem que ter uma política habitacional séria. " (Eduardo Paes)






Um comentário:

Anônimo disse...

O Paes vai exterminar todos aqueles que moram nas favelas!

Gabeira está certo, integrar ás prefeituras como solução...o que importa é a iniciativa, o caráter, honestidade e seriedade!