
Tanto o Jornal Laboratório impresso quanto o blog do Jornal Laboratório são destinados aos estudantes de Comunicação das três áreas (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e também para divulgação das atividades dos outros cursos da FACHA (Direito e Turismo).
Outra reportagem que está sendo produzida, e que atende aos interesses dos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, é sobre o "Plano de Comunicação da Rhodia", que gerou um livro, ""Portas abertas - A experiência da Rhodia: novos caminhos da Comunicação Social na empresa moderna", de Célia Valente e Walter Nori.
O jornalista e relações públicas Walter Nori, um dos idealizadores do Plano, já foi contatado pela aluna-repórter Carolina Wayand e dará entrevista exclusiva para o Jornal Laboratório.
Abaixo, uma interessante historinha contada no livro pelo então presidente da Rhodia, o empresário Edson Vaz Musa*.
"Certamente, essa anedota já é conhecida por alguns de vocês. Entretanto ela pode nos ajudar nessa reflexão sobre comunicação.
“Tempos atrás, o líder de um povo, perseguido por um exército inimigo, se viu acuado. Ele não podia recuar porque não tinha armas para enfrentar seu adversário. Nem prosseguir porque à sua frente estava o mar Vermelho, barrando o caminho. Esse líder, chamado Moisés, olhou seu povo e disse que iria abrir o mar para que pudessem fugir. Ao ouvir isso, um dos seus assessores não se conteve: ´Se o senhor abrir o mar, pode contar, eu lhe garanto no mínimo dez páginas na Bíblia´”.
Vamos imaginar o que aconteceria se essa passagem bíblica fosse transportada para os dias de hoje. Se Moisés não tivesse credibilidade, quais poderiam ser as manchetes dos jornais?
MAR VERMELHO SE ABRE. MOISÉS DIZ QUE FOI ELE.
FENÔMENO AGITA O MAR VERMELHO
MOISÉS É UM RISCO À NAVEGAÇÃO?
MOISÉS DESAFIADO A REPETIR A FAÇANHA.
MOISÉS. UM NOVO SPIELBERG?
E se, ao contrário, ele tivesse credibilidade?
MOISÉS ABRE O MAR E SALVA O SEU POVO.
MOISÉS DEIXA EGÍPCIOS ATÔNITOS
MOISÉS APONTA O CAMINHO DA SALVAÇÃO
A DIVINA ESTRATÉGIA DE MOISÉS
Tudo dependeria de duas coisas: de que ele realmente abrisse o mar Vermelho e de sua credibilidade. De qualquer maneira, ele diria a seu assessor que as dez páginas na Bíblia representariam um bom retorno, mas o ideal seria que ele conseguisse a capa”.
Edson Vaz Musa
* É ou não é uma aula para as três áreas da Comunicação?
Outra reportagem que está sendo produzida, e que atende aos interesses dos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, é sobre o "Plano de Comunicação da Rhodia", que gerou um livro, ""Portas abertas - A experiência da Rhodia: novos caminhos da Comunicação Social na empresa moderna", de Célia Valente e Walter Nori.
O jornalista e relações públicas Walter Nori, um dos idealizadores do Plano, já foi contatado pela aluna-repórter Carolina Wayand e dará entrevista exclusiva para o Jornal Laboratório.
Abaixo, uma interessante historinha contada no livro pelo então presidente da Rhodia, o empresário Edson Vaz Musa*.
"Certamente, essa anedota já é conhecida por alguns de vocês. Entretanto ela pode nos ajudar nessa reflexão sobre comunicação.
“Tempos atrás, o líder de um povo, perseguido por um exército inimigo, se viu acuado. Ele não podia recuar porque não tinha armas para enfrentar seu adversário. Nem prosseguir porque à sua frente estava o mar Vermelho, barrando o caminho. Esse líder, chamado Moisés, olhou seu povo e disse que iria abrir o mar para que pudessem fugir. Ao ouvir isso, um dos seus assessores não se conteve: ´Se o senhor abrir o mar, pode contar, eu lhe garanto no mínimo dez páginas na Bíblia´”.
Vamos imaginar o que aconteceria se essa passagem bíblica fosse transportada para os dias de hoje. Se Moisés não tivesse credibilidade, quais poderiam ser as manchetes dos jornais?
MAR VERMELHO SE ABRE. MOISÉS DIZ QUE FOI ELE.
FENÔMENO AGITA O MAR VERMELHO
MOISÉS É UM RISCO À NAVEGAÇÃO?
MOISÉS DESAFIADO A REPETIR A FAÇANHA.
MOISÉS. UM NOVO SPIELBERG?
E se, ao contrário, ele tivesse credibilidade?
MOISÉS ABRE O MAR E SALVA O SEU POVO.
MOISÉS DEIXA EGÍPCIOS ATÔNITOS
MOISÉS APONTA O CAMINHO DA SALVAÇÃO
A DIVINA ESTRATÉGIA DE MOISÉS
Tudo dependeria de duas coisas: de que ele realmente abrisse o mar Vermelho e de sua credibilidade. De qualquer maneira, ele diria a seu assessor que as dez páginas na Bíblia representariam um bom retorno, mas o ideal seria que ele conseguisse a capa”.
Edson Vaz Musa
* É ou não é uma aula para as três áreas da Comunicação?
Um comentário:
Parabéns para o professor PC e todos que fazem o JL. O blog está "massa". Eu me formei na Facha em dezembro do ano passado e já estou com saudades ... aproveite quem ainda está por aí! Abs, Ana Claudia.
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