Blog do Jornal Laboratório FACHA

Blog do Jornal Laboratório FACHA
Breve em novo endereço e novo visual

Uma publicação dos alunos do Curso de Comunicação Social da
Facha - Faculdades Integradas Hélio Alonso
Unidade Botafogo.

jornallaboratoriofacha@gmail.com


.

22/08/2013

O novo mundo do jornalismo

A primeira atividade do Fórum de Professores de Jornalismo na Facha aconteceu no auditório da unidade de Botafogo nessa manhã. O debate foi ministrado por Mirna Tonus, Luciano Zarur, Fábio Vasconcellos e João Pedro Dias Viera e foi uma verdadeira aula sobre novos mercados para o jornalista.

Novas perspectivas de mercado e como deve ser a formação dos novos profissionais de jornalismo foram pontos ressaltados. Tudo isso com foco central na multifuncionalidade do jornalista, que não precisa mais se restringir a um meio ou tema. Agora, é necessário criar uma nova visão empreendedora, com diversas especializações. “O jornalista precisa conhecer as possibilidades de mercado. Ele tem que saber as ferramentas disponíveis”, disse a presidente da mesa de debate e professora da UFU, Mirna Tonus.

Diante de todo este cenário, é preciso conhecer um pouco de design e aplicativos para a internet móvel, que são as novas tendências. Mesmo que você não tenha conhecimento avançado, é importante estar por dentro das utilidades dessas ferramentas. Além de focar no meio digital, existem outros caminhos que podem ser seguidos pelos futuros profissionais: a infografia, que é um mercado promissor pela questão da imagem, o web documentário, assessoria focada nas mídias sociais, a pesquisa e a crossmedia.

A frase a seguir, dita por João Pedro Dias Viera, jornalista e mestre em Ciência da Informação, sintetiza essa etapa do 6º Fórum Regional RJ-ES de Professores de Jornalismo: “Fazer um pouco mais vai fazer com que você se destaque com relação aos outros.”.

Texto por Helena Passos e Kamila Cabral, estudantes de jornalismo da FACHA.

Nenhum comentário: